VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA

Publicado em: 26/11/2018 00:00

Os produtores paranaenses têm até sexta-feira (30) para vacinar seus rebanhos contra a febre aftosa. A segunda etapa da campanha estadual de vacinação, lançada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, exige a imunização de todos os animais bovinos e bubalinos (bois e búfalos) de todas as idades.

Em Entre Rios do Oeste, a comprovação deve ser feita até esta sexta-feira (30), na Prefeitura Municipal.

O produtor que não vacinar ou não comprovar que vacinou seus animais será multado em R$ 20,26 por cabeça não imunizada, além de ser impedido de transportar seus animais para qualquer finalidade.

A vacinação, obrigatória por lei, é o meio mais eficaz para prevenção e erradicação da febre aftosa no Estado, doença infecciosa que provoca prejuízos econômicos ao produtor, ao município e ao Estado em função de restrições à compra de carnes no comércio internacional.

A comprovação da vacinação também é obrigatória e pode ser feita on-line , em que o produtor recorre à internet para enviar as informações comprovando a imunização. O sistema on-line de comprovação da vacina facilita a vida do produtor rural ao mesmo tempo em que contribui para modernizar e agilizar o sistema de registro e acompanhamento do processo de vacinação. O produtor pode realizar a comprovação da vacinação pela internet, acessando a página da Adapar.