Demografia

Hidrografia

Os rios da região que desembocam  diretamente no Rio Paraná  (Lago de Itaipu) pertencem a Bacia  hidrográfica “ Paraná III” , entre as Bacias do Rio Piquiri, ao norte, e a bacia do Rio Iguaçu, ao sul. O rio mais importante do Município é o rio São Francisco que faz limite norte com o Município de Pato Bragado.
Com a formação do Lago de Itaipu a configuração da hidrografia local sofreu grandes alterações: anteriormente o Ria Paraná corria em um estreito cannyon e o Rio São Francisco apresentava um imponente salto  de 4,5 Km antes de sua desembocadura.

Solo

No Município de Entre Rios do Oeste predominam os tipos de solo Terra Roxa Estruturada que abrange 28e o Latossolo Roxo que vem predominado com cerda de 60 da área do Município, originado ambos pela decomposição do basalto. São solos profundos, de boa fertilidade, que apresentam grande aptidão para a agricultura.

Clima

O clima que caracteriza o Município de Entre Rios do Oeste pode ser classificada com CFC: clima subtropical úmido sem estação seca com verões quentes, apresenta também invernos relativamente frios e secos, com ocasionais ocorrências de geadas, com tendência de concentração de chuvas nos meses de verão. Esse clima é predominado em toda a região, apresentando também temperatura média  nos meses mais quentes superior a 22 ªC e a dos meses mais frios é inferior a 18ªC. Contudo nos últimos anos, segundo observações dos moradores, a temperatura vem gradativamente aumentando, apresentando verões muito quentes.
A proximidade do Lago criado pelo represamento da hidrelétrica de Itaipu faz com o índice de umidade relativo do ar na região apresenta médias entre 50a 85 Os vales adjacentes apresentam índices acima dessa média. (PEREIRA, 1994)