Entre Rios do Oeste realiza a 6ª conferência municipal das cidades

Publicado em: 30/06/2016 00:00

As necessidades e prioridades que o município de Entre Rios do Oeste deseja foram elencadas na terça-feira (28) durante a 6ª Conferência Municipal das Cidades, realizada no Centro Cultural do município, com a presença de representantes do poder público e sociedade civil organizada.

Os presentes debateram o tema “Função social da cidade e da propriedade” e os resultados da conferência devem ser considerado pelos gestores das políticas públicas e pela sociedade, cabendo aos participantes da Conferência estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações. Na mesma oportunidade foram eleitos os delegados que representarão o município, e elencadas três propostas para a Conferência Estadual.

Os delegados para representarem o município na conferencia estadual, que são: do segmento da sociedade civil: Elenir Rabaioli Stein (Titular) e Giovane Fim (suplente) Segmento Empresarial. Trabalhadores: Rafael Rambo (Titular e Anildo Dellbriguer. Movimentos Sociais: Samara Guntzel (Titular) Liza Hansen(Suplente).  Legislativo: Marcelo Assunção (Titular) Solange Schlindwein (Suplente) e Executivo: Iris Seganfredo (Titular) e Marcia Erbes (Suplente).

A partir da apresentação do tema foram realizadas discussões sobre os quatro eixos temáticos propostos pela Conferência: O Brasil Urbano: a cidade que temos; A função social da cidade e da propriedade; O plano diretor; A cidade que queremos.

O lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” proclama o caráter igualitário e equânime qualificando o significado do tema. Pois é fundamental suscitar a compreensão do conceito da função social da cidade e da propriedade ainda pouco assimilado pela sociedade.

Durante a conferência foram eleitas três propostas, que são as seguintes:
Criação de um comitê municipal formado por pessoas que queiram o seu desenvolvimento socioeconômico sustentável, potencializando a agricultura, comércio e serviços para gerar novas vagas de empregos;
Promover melhorias/ajustes na infraestrutura de adequação das calçadas com acessibilidade e galerias pluviais;
Priorizar a construção da nova creche com mais espaço físico em local adequado;

De acordo com o coordenador, assessor de Governo, Mauro Pasinato, o objetivo é de que os representantes dos diversos setores da comunidade colaborem com a administração municipal na tomada de decisões de interesse de todos, promovendo o desenvolvimento integrado, contínuo e sustentável do município.