Apenas 20% da população de Entre Rios do Oeste cadastraram a Biometria

Publicado em: 03/05/2019 00:00

Aconteceu na tarde de ontem (2), uma reunião com lideranças dos municípios de Santa Helena, Diamante D’Oeste e Entre Rios do Oeste, juntamente com representantes da 129ª Zona Eleitoral do Paraná, Fórum Eleitoral da Comarca de Santa Helena, para tratar sobre a biometria obrigatória.

Participaram do encontro, o prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, o Zado, prefeito de Diamante D’Oeste, Guilherme Pivatto, desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Gilberto Ferreira, juiz substituto do Fórum de Santa Helena, Dr. Wesley Porfilho Borel, representante do Ministério Público, doutora Maria Zilberknop Mendes, Chefe do Cartório da 129ª Zona Eleitoral, Catior Henrique Pit, representantes da administração municipal de Entre Rios do Oeste e servidores da administração municipal de Santa Helena.

O cadastramento biométrico inicia no dia 20 e maio e se estende até 30 de agosto para os eleitores residentes nos três municípios vinculados a 129ª Zona Eleitoral do Paraná.

Após este prazo, o eleitor que não realizou a biometria terá seu título cancelado, não poderá votar nas eleições e deverá comparecer ao Fórum Eleitoral da Comarca de Santa Helena para regularizar seu título. O objetivo do encontro com os representantes municipais, além de informar e envolver a Administração Municipal nesta campanha, foi também solicitar a disponibilização de transporte aos eleitores até o Fórum Eleitoral, para a realização do cadastramento biométrico.

Durante o período do cadastro, será disponibilizado um número maior de funcionários e equipamentos no Fórum Eleitoral, com o objetivo de atender até 200 pessoas ao dia. O município de Entre Rios do Oeste não se aproximou dos 20%.

Outro objetivo das lideranças municipais é buscar os jovens a partir de 16 anos a realizar o cadastro biométrico e incentivar os eleitores acima dos 70 anos a continuar exercendo o seu papel de cidadão através do voto, além do cadastramento de indígenas.

Para efetuar a Biometria, o eleitor necessita levar consigo o RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência no nome seu nome ou qualquer outro documento que comprove o vínculo com o município, como por exemplo, a carteira de trabalho registrada, declaração de matrículas dos filhos, entre outros.

O horário de atendimento é das 12:00 as 18:00 horas, no Fórum Eleitoral situado na Rua Angelo Cattani, próximo ao Clube União.