Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Energias Renováveis

  • Secretario(a): GILBERTO PEDRO PORTZ
  • (45) 91451184
  • agricultura.ero@gmail.com
  • Rua Mauricio Cardoso, 1049

Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Energias Renováveis

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Energias Renováveis de Entre Rios do Oeste atua com o compromisso de fortalecer o desenvolvimento sustentável do nosso município, valorizando a vocação empreendedora de nossa gente e promovendo ações que integram produção, preservação e inovação.

Com foco no fortalecimento do agronegócio, na diversificação de culturas e no uso consciente dos recursos naturais, buscamos incentivar práticas sustentáveis nas principais cadeias produtivas — como a atividade leiteira, suinocultura, avicultura, produção de grãos e prestação de serviços. Nosso objetivo é garantir qualidade de vida no campo e na cidade, gerando mais renda, oportunidades e equilíbrio ambiental.

Por meio de políticas públicas eficientes, transparência na gestão e participação ativa da comunidade, construímos um futuro mais próspero, onde o desenvolvimento econômico caminha lado a lado com a preservação do meio ambiente e o bem-estar das famílias entrerrienses.

>> PARA INFORMAÇÕES DE PRODUTIVIDADE AGROPECUÁRIA ACESSAR ABA SUPERIOR À ESQUERDA

>> PARA INFORMAÇÕES SOBRE NOTA FISCAL DE PRODUTOR RURAL ELETRÔNICA ACESSAR ABA SUPERIOR À ESQUERDA

EQUIPE DE COLABORADORES:

Karoline Bilhan – Assistente Administrativa

Rosalene Schneiders Hentges – Auxiliar Administrativa

Marisa Teresinha Hanzen – Cantineira Zeladora

Alexandre Gustavo Michelon Herzog - Médico Veterinário

Chaiane Bassegio Schwaab - Diretora de Departamento de Meio Ambiente e Agricultura

Marli Bomm Meinerz - Diretora do Departamento de Fomento Agropecuário e Energias Renováveis

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

SEFAZ - CADASTRO DO PRODUTOR RURAL – CAD-PRO

Na secretaria é realizado o trabalho de cadastro do produtor rural do município. Nesta área são realizados os cadastros do produtor rural junto a Receita Estadual, a partir disso o mesmo recebe seu nº de CAD-PRO (Cadastro do Produtor), podendo a partir daí comercializar sua produção. Neste setor também são emitidas as notas fiscais do produtor rural que são necessárias nas movimentações financeiras do produtor rural. O setor é responsável pela prestação de contas das movimentações de vendas do produtor rural. Por fim são realizados os relatórios para que a partir disso seja realizado a recolha de impostos do município como o ICMS (Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação).

Mais informações sobre a Nota Fiscal de Produtor Rural Eletrônica no menu ao lado <<.

 

IDR-PR – INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL DO PARANÁ

Tendo seu ponto de atendimento na Rua Tocantins, na Sala do IDR-PR (antiga EMATER) a Instituição trabalha para tornar a produção mais rentável e melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais no estado.

Trabalhos desenvolvidos:

PRESTA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL PARA AGRICULTURA FAMILIAR

CAF – CADASTRO NACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR

PROJETO DE CUSTEIO E INVESTIMENTOS

ANALISES DE SOLO

ADAPAR – AGÊNCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO PARANÁ

E uma autarquia estadual vinculada a Secretaria da Agricultura do Paraná.

SUA PRINCIPAL FUNÇÃO É PROMOVER E EXECUTAR AS AÇÕES DE DEFESA AGROPECUÁRIA NO ESTADO.

Escritório de Atendimento dos Serviços da ADAPAR no município

Rosalene Schneiders Hentges – Responsável pelo Escritório de Atendimento da ADAPAR 

Emissão de GTA – Guia de Transporte Animal

Atualização do rebanho

Controle de vacinação de brucelose e tuberculose

  • Foco: Defesa agropecuária e sanidade do estado do Paraná.

 

ENTIDADES PARCEIRAS

As entidades e empresas parceiras desenvolvem apoio e cooperação em diversos projetos principalmente dirigidos aos pequenos produtores através de convênios tanto com aporte financeiro e na assistência técnica em diversas causas ambientais.

→UNIOESTE: Campo experimental, área de pesquisa, convênio para análises de solos.

→EMATER: Assistência técnica

→BIOLABORE: Assistência técnica

→ITAIPU: Convênios (cooperação técnica e financeira)

 

POLITICAS PUBLICAS E INCENTIVOS A PRODUÇÃO AGROPECUARIA

BACIA LEITEIRA

              MELHORIA GENÉTICA: Oferecer de forma gratuita SÊMEN bovino de qualidade para aumentar a produtividade do leite melhorando a genética do rebanho bovino.

            ADUBAÇÃO VERDE DE COBERTURA: Oferecer até 120 kg de semente de aveia por produtor de leite de forma gratuita com objetivo de diminuir os custos da alimentação animal, aumentando a rentabilidade dos produtores.

             SANIDADE ANIMAL: Manter o programa de auxílio nos exames de brucelose e tuberculose para manter o controle da sanidade do plantel de animais no município de Entre

Rios Do Oeste.

 SUINOCULTURA

           MELHORIA GENÉTICA: Oferecer de forma gratuita SEMEN suíno de qualidade para aumentar a produção, melhorando a genética do plantel.

           MANEJO DE DEJETOS ANIMAIS: fornecimento de tubos de concreto, no manejo de dejetos animais, como auxílio na construção e reformas de pocilgas e estábulos.

          TERRAPLANAGEM: Fornecimento de horas máquina para realizar terraplanagem na reforma e construção de novas unidades de produção tanto na suinocultura como na bovinocultura e moradias rurais.

            CONSTRUÇÃO E REFORMAS DE ESTERQUEIRAS: Auxílio com horas máquina na construção e reforma de esterqueiras, para o produtor se adequar a legislação vigente e órgãos ambientais.

           APLICAÇÃO DE ESTERCO LÍQUIDO: manter o programa de aplicação de esterco líquido incentivando a adubação orgânica diminuindo custos de produção e aumentando a fertilidade do solo, gerando mais renda aos produtores.

          DESCOMPACTAÇÃO DO SOLO: Manter o programa de descompactação do solo melhorando sua fertilidade e aumentando a produtividade.

PROTEÇÃO DE NASCENTES

              Manter o programa de proteção de nascentes em parceria com os produtores rurais, com o objetivo de utilizar o consumo da água com mais responsabilidade, mais humana e ambientalmente correta, além de diminuir custos ao município e aos produtores rurais, auxiliando com fornecimento de horas máquina, auxílio técnico, e fornecimento de canos de PVC, moto-bomba, caixa d’água, e tubos de concreto.

CONSERVAÇÃO DE SOLO

               Manter o programa de conservação de solo com auxilio de horas máquina na reforma e construção de terraços e base larga, com o objetivo de construir e manter a fertilidade do solo, evitando os processos erosivos do solo.

          Manter o convênio com a UNIOESTE para fornecer análise de solo aos produtores de forma gratuita.

        Fornecer calcário para corrigir a acidez do solo, conforme análise de solo e recomendação técnica.

INCENTIVO AO ASSOCIATIVISMO

               Incrementar políticas publica, incentivando as associações de produtores rurais com a finalidade de manter o homem no campo, gerando mais empregos e renda na agricultura familiar. Auxiliando com o fornecimento de máquinas e equipamentos agrícolas, como distribuidores de adubo orgânico líquido e sólido, tratores e outros, facilitando os trabalhos na agricultura com incremento de mais tecnologias, gerando mais renda as famílias.

ABASTECEDORES COMUNITÁRIOS

             Manter os abastecedores comunitários bem conservados, em funcionamento e realizar estudos para construção de novos abastecedores em localidades que necessitem do mesmo.

APOIO AOS APICULTORES

             Levar incentivos e apoio aos apicultores atendendo as necessidades da associação, gerando mais renda melhorando a produtividade e a qualidade de vida dos apicultores.

AGRICULTURA ORGÂNICA

           Incentivar a produção de produtos orgânicos, levando apoio e incentivos a APOER (Associação de Produtores Orgânicos de Entre Rios Do Oeste), buscando diversificar a produção com qualidade e técnicas modernas de produção.

FEIRA DO PRODUTOR

           Manter a feira de produtos orgânicos e planificados dando incentivos e auxilio aos feirantes, levando ao consumidor produtos mais saudáveis e de qualidade, gerando renda e qualidade de vida as famílias do campo.

CONCURSO DE HORTAS CASEIRAS

            Manter e melhorar o concurso de hortas caseiras na área rural e na cidade, com o objetivo de incentivar a produção de alimentos orgânicos, mais saudáveis, livre de agrotóxicos, buscando mais qualidade de vida às famílias Entrerrienses.

CONTROLE DA FORMIGA

          Manter o programa de controle a formiga cortadeira com o fornecimento de iscas formicidas e auxílio técnico no controle das pragas.

AUXÍLIO A PSICULTURA

          Auxiliar a produção com fornecimento de alevinos e na construção de tanques escavados buscando a diversificação da propriedade e o aumento da produção, gerando mais renda aos produtores.

 

MELHORIA DE ESTRADAS RURAIS E PÁTIOS

 Criar um programa de solo brita para melhorar os acessos e pátios das propriedades rurais através de parceria junto com os produtores, onde o município fornece até três cargas de BRITA NUMERO DOIS e os produtores complementam o restante conforme necessidade de cada propriedade, sendo que o município auxilia com o transporte do material e horas maquina na execução dos trabalhos para espalhar e compactar o material.

Fazer melhorias e readequação de estradas rurais, realizando cascalhamento e pedras irregulares ( poliédrico ) melhorando a trafegabilidade e o escoamento da produção, sendo este um trabalho que deve ser realizado de forma continua e permanente.

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM-POA )

              Melhorar o atendimento do SIM-POA Serviços de Inspeção Municipal de produtos de origem animal e vegetal, com a efetivação de servidor público, profissional veterinário para cumprir as exigências sanitárias, e melhorar o atendimento junto as pequenas indústrias e abatedouros municipais, oferecendo produtos de origem animal, vegetal, panificados e derivados do leite com qualidade aos consumidores do município.

AUXILIO E MELHORIAS A ASSOCIAÇÃO ENTRERRIENSE DE CATADORES (ASEC )

               Auxilio em campanhas na separação do lixo bom junto com a comunidade, e licenciamentos ambientais necessário na atividade, melhorando os processos seletivos dos produtos e a qualidade dos serviços.

                Aquisição de maquinas e equipamentos conforme necessidade da associação para melhorar os processos de trabalho, levando mais qualidade de vida aos associados.

AÇOES AMBIENTAIS

               Realizar campanhas educacionais na área ambiental junto com entidades e escolas e todo meio rural e a sociedade em geral, com ações de uso adequado da água e conservação de matas ciliares e florestas evitando processos destrutivos e queimadas, nocivos a preservação ambiental, dando destino adequado do lixo, visando a sustentabilidade ambiental da cidade e do campo.


Notícias relacionadas

Mais notícias


Voltar