Por meio de projeto, Educação Empreendedora é incentivada em escola municipal

Publicado em: 29/09/2017 00:00

Entre Rios do Oeste participa há quatro anos do programa Cidade Empreendedora proposto pelo Sebrae. Dentro do programa, que tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em vários eixos, iniciou-se nesse segundo semestre a Educação Empreendedora no município.

A primeira ação aconteceu na última semana, quinta-feira (21), na Escola Municipal Presidente Médici com alunos do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental. A proposta é inserir o empreendedorismo na escola e fomentar essa visão nos alunos.

Segundo a secretária de Educação e Cultura,Marilei Lerner, essa é uma maneira detornar o aluno um futuro cidadão empreendedor,com atitude, que sabe tomar decisões, ser um bom estudante eque aplica novas formas de estudar.

A temática da primeira ação desenvolvida com 60 alunos do 1º ano foi uma explicação sobre ‘Ervas Aromáticas’, relativa à disciplina de Ciências, em que cada aluno foi servido com águas aromatizadas e bolos para degustar. “Eles se sentiram o centro das atenções. Além de degustar,  a missão deles era perceber os aromas presentes nos alimentos e comparar com o estudado em sala de aula”, afirma Marilei.

Com isso, explica a secretária, o aluno passa a conhecer a aplicação das ervas e pode tomar suas atitudes e decidir, por exemplo, se deve substituir algo na alimentação. “A partir do momento que conheço as ervas, posso mudar a relação com elas, incluir na alimentação ou aproveitar o que a natureza oferece medicinalmente. Isso possibilita uma mudança de comportamento”, garante.

Capacitação

Para iniciar o projeto, os professores passaram por uma capacitação intensiva de 28 horas ministrada pelo Sebrae, com o intuito de conhecer a filosofia da proposta, entender a teoria do empreendedorismo, e conhecer o material a ser utilizado pelos alunos, assim como sabertrabalhar as temáticas.

“Serão 12 aulas diferenciadas desenvolvidasno ano, para as os alunos. Cada uma possui temáticas que culminam numa amostra de experiências. Dessa vez, o projeto piloto contemplava apenas os primeiros e quintos anos para o trabalho. Para ano que vem todas as séries do Ensino Fundamental I trabalharão o programa”, explica a secretária.

Dada a largada do programa, a Secretaria e os educadores estão confiantes com os resultados. “Ainda é cedo para comemorar, pois estamos apenas começando, mas pelo ânimo das professoras e alunos temos certeza que será um projeto de sucesso”, acredita.