Cmei Padre Emilio será interditado para evitar epidemia da Doença Mão-Pé-Boca

Publicado em: 12/04/2019 00:00

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Padre Emilio, de Entre Rios do Oeste, será interditado a partir de hoje (12), para evitar uma epidemia da doença chamada mão-pé-boca se propague na cidade e atinja ainda mais crianças.

Conforme informações, mais da metade das 200 crianças que frequentam o Cmei foram acometidas pela doença viral e altamente contagiosa que causam feridas e bolhas nas mãos, nos pés e na boca, além de garganta.

A assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Rejane Anderle, diz que os casos foram observados na última semana, cujos pais levaram as crianças ao posto de saúde. “Mas por ser viral leva de sete a dez dias para sair do corpo, de modo que os pais traziam os seus filhos ao Cmei porque a febre passava e não causava mais feridas nas mãos, pés, boca e até na garganta. A vinda das crianças mesmo não estando completamente boas fez a doença ‘viralizar’ e passar de uma para outra por ser altamente contagiosa”, expõe.

Orientação da Regional de Saúde

Segundo ela, a doença atingiu mais crianças e agora muitas delas estão doentes. “Na quarta-feira (10) a diretora Lygia Maldaner telefonou informando que não tinha mais o que fazer que estivesse muito forte. Entrei em contato com o Núcleo Regional de Educação, que, por sua vez, procurou a Regional de Saúde de Toledo, e a orientação dada a nós foi parar com tudo, fechar o Cmei não só por dois, mas de sete a dez dias. Então vamos fechar o Cmei hoje para higienizar, esterilizar e dedetizar, ou seja, limpar tudo”, salienta.

Segundo Rejane, o Cmei estará fechado segunda-feira (15) e deve ser reaberto no próximo dia 22. “As crianças vão perder apenas três dias devido à Semana Santa. Ontem (11) à noite nos reunimos com os pais para socializar toda essa questão, procuramos deixar isso bem claro, de forma oficial”, destaca, enaltecendo que o Ministério Público da comarca rondonense e a Vigilância Sanitária estão envolvidos no processo.

O QUE É A DOENÇA?

Mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa que tem como sintomas febre alta, aparecimento de manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe e erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

A transmissão se dá pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados. Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente quatro semanas.

Matéria: Jornal O Presente