Na noite de ontem (18), foi realizado no Centro de Eventos do Balneário de Santa Helena o 2º Concurso de Boas Práticas Sustentáveis, iniciativas para a Construção da Agenda 2030, dentro do Programa Cidades Sustentáveis.
O evento foi organizado pela Itaipu Binacional, com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por intermédio do Programa Cidades Sustentáveis.
Na ocasião, o município de Entre Rios do Oeste, recebeu o prêmio destaque, através do projeto Biogás que está sendo realizado no município, onde consiste em um arranho tecnológico de geração de energia elétrica a partir do biogás da suinocultura.
Antes do projeto, os dejetos produzidos iam para a lavoura (como adubo) e os gases gerados tornavam-se poluidores ambientais. Agora, o tal gás será canalizado para conversão em energia limpa. O restante do resíduo continua sendo empregado na lavoura como adubo, porém sem o poluidor.
O arranjo compreende 19 produtores de suínos, que produzirão biogás a partir do tratamento dos dejetos dos animais em sistema de biodigestão. O biogás será conduzido por meio de uma rede coletora de 23 quilômetros até uma minicentral termoelétrica com dois grupos motogeradores de 240kw de potência.
O concurso foi lançado como forma de motivar, incentivar, valorizar e dar visibilidade às boas práticas correlatas aos 12 eixos do Programa Cidades Sustentáveis, desenvolvidas por entidades públicas, privadas e sociedade civil que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e metas da Agenda 2030, no Oeste paranaense e em Mundo Novo (MS).
Uma das propostas é que os municípios potencializem as ações desenvolvidas localmente ou aprimorem as ações que venham de encontro aos eixos do Programa Cidades Sustentáveis.