Entre Rios do Oeste inaugura Central termelétrica a biogás

 

Publicado em: 26/07/2019 00:00

Whatsapp

 

Foi inaugurada na última quarta-feira em Entre Rios do Oeste, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Central Termelétrica que produzirá energia elétrica a partir dos dejetos da suinocultura.

O projeto é fruto da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Copel, Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, CIBiogás e município de Entre Rios do Oeste e vai gerar e distribuir energia elétrica a partir do biogás de biomassa residual da suinocultura em propriedades rurais.

Conforme dados da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Entre Rios do Oeste conta hoje com cerca de 155 mil suínos e a população não chega a cinco mil habitantes, o que resulta em uma média de 35 suínos para cada morador. Somente as 18 propriedades somam 40 mil suínos e aproximadamente 215 toneladas de dejetos por dia.

Atualmente, 18 produtores estão integrados neste projeto piloto. A energia será produzida na central a partir da fermentação dos dejetos de suínos nas propriedades.

A conta de energia dos prédios públicos de Entre Rios do Oeste, será praticamente zerada e os produtores serão remunerados pelo biogás produzido.

Além do governador, o prefeito Jones Neuri Heiden, vice-prefeito Ari Maldaner e vereadores, recepcionaram os deputados estaduais, Marcel Micheletto, Elio Rusch e Hussein Bakri, dirigentes cooperativistas, prefeitos e vereadores de toda a região e demais autoridades.